sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dicas para uma boa foto



Hoje em dia, raro é quem não tem uma conta no orkut. O cara pode até não saber digitar uma linha no Word e colocar um acento em uma palavra, mas o orkut ele tem, pode ter certeza; afinal isso é inclusão digital, ter uma conta no orkut. Aff. Mas o que isso tem a ver com fotografia? Oras, orkut sem fotos não faria o mesmo sucesso, e todo mundo quer se sair bem nelas, afinal, não deixa de ser um marketing pessoal. Sim, é esquisito, mas é a realidade.
Bom, não sou fotógrafa profissional, mas me faço de modelo/fotógrafa de quintal (que horrivel isso, até rimou. Haha), então darei algumas dicas, algumas "regras" que eu sigo pra quem sabe ajudar você a melhorar um pouco as suas fotos.

1 - Descubra seu melhor ângulo

Isso mesmo, todo mundo tem o seu melhor ângulo e cabe a você descobrir o seu. Para isso, só muita paciência pra se auto-fotografar uma centena de vezes, e quando falo centena é centena mesmo, eu tiro mais de 120 fotos minha sozinha em pouco espaço de tempo, até acertar. Observe-se no espelho, faça poses, depois tire fotos de todos os ângulos, cima, baixo, lado esquerdo, direito, e assim vai, e depois veja qual que ficou melhor.


2 - Cuidado com a paisagem de fundo

Muitas vezes acontece de você tirar uma foto sua super bonitinha, mas é no seu quarto, e no fundo tem um monte de roupas jogadas ou coisas que não ficariam muito legal numa foto, o que fazer? Se a foto ficar muito boa, pode-se usar o Photoshop para aplicar um desfoque na parte indesejada, ou seja, vai dar um pequeno trabalho, e mesmo assim corre-se o risco de não ficar legal. Então, preocupe-se com o que está no fundo da foto e o que faz parte da foto, não apenas com você.

Nesta foto, tive o cuidado em usar uma parede que "recebesse" uma boa iluminação e que não tivesse nenhum objeto por perto.

3 - Sorria

Um lindo sorriso, natural, sempre cai bem. Lógico que depende o tipo de fotografia e o que você quer transmitir com ela. Assim, fica a sua escolha
. Lembrando para não forçar demais o sorriso, pra não parecer um robô. Haha.

4 - Disfarce a barriga

Existem alguns programas que ajudam a tirar aqueles excessos, mas não custa nada trancar a respiração um pouco (pelo amor de Deus, não vai programar pra 10 segundos e ficar segurando a respiração todo esse tempo), de um jeito que pareça natural. Se for trancar a respiração e não ficar legal, a dica é usar uma roupa que disfarce a gordurinha.

5 - A maquiagem certa

A maquiagem é essencial para cobrir manchas, imperfeições, além de deixar a pessoa "mais viva". Não concordam? Dá aquela colorida, aquela vivacidade, podendo destacar pontos fortes no rosto da pessoa.


6 - Corpo bem posicionado

Antes de tudo, relaxe, sinta-se a vontade frente a câmera, não sinta medo dela.
Tente deixar a coluna ereta de uma forma natural, se a foto for de corpo inteiro pode-se colocar um pé à frente do outro suavemente, os braços podem ficar relaxados, aquela coisa de colocar mão na cintura, tome cuidado porque nem toda foto fica legal com essa posição, cabe a você perceber o tipo de foto que está tirando e ver se combina.
Ah, fotos estilo 3x4 sinceramente não fazem meu tipo, re-la-xa, se a foto não é pra documento não precisa ficar parado no meio igual a uma estátua pra fotografar, tente visualizar na sua mente o enquadramento que a câmera irá pegar e utilize esse espaço.

7 - Caras e bocas

Muito, mas muito cuidado com isso. Segundo fotógrafos profissionais, tirar fotos fazendo biquinho por exemplo, demonstram uma atitude infantil. (Não precisa ser profissa pra saber,mas quem sabe deem mais valor para a dica né. Hahaha.)
Tá, nada de novo, só não custa salientar isso, porque ninguém caminha por ai fazendo biquinho, vai numa loja fazendo biquinho, enfim, cortando isso: biquinho na foto não é legal.
Uma coisa que muita gente faz e não é legal também: inclinar a cabeça para um lado. É, esquisito mas muita gente faz isso, às vezes até involuntariamente, então por favor, só faça se estiver de torcicolo ou se quiser muiiito imitar a Lovefoxx do CSS, só que queridos, ela pode. Haha.

8- Boa iluminação

Uma boa iluminação é fundamental. Geralmente gosto de tirar minhas fotos sem flash (apenas de dia, é claro), parece que a foto fica mais natural e o legal é saber utilizar a luz natural do ambiente, brincar com ela, deixar uma parte oculta pela sombra, destacar outra, é uma dica; mas se for em um ambiente fechado, escuro, o flash é mesmo obrigatório.

9 - Seja você

Essa é minha última dica, mostre quem você é. Isso não quer dizer que tenha que mostrar os peitos ou usar uma roupa minúscula para se mostrar; basta sentir-se confortável, mostrar-se segura e encarar a câmera como se só houvesse você e ela ali, encare mesmo, o olhar diz muito mesmo, e com o tempo você pode até brincar de modelo, encarar uma personagem, caracterizar-se, enfim, deixar a imaginação rolar. É isso ae, fotografar sem medo de ser feliz.

Até a próxima. Beijos.



10 comentários:

  1. Priima ameeei.. (: mto massa.. esse é o bom de ter uma prima fotógrafa.. hehe beeijão

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaah, samanta mas tem que ver que nem todo mundo é linda que nem você,
    de não adianta de nada essas dicas
    8)

    mas mesmo assim bem legal,
    parabens mesmo,
    8**

    ResponderExcluir
  3. eu assino em baixo flor..
    ameei as dicas x)

    ResponderExcluir
  4. Adoreei, muito criativa você, essa ultima foto ta perfeita ^^

    To te seguindo, beijoo:*

    ResponderExcluir
  5. Parabens... vc me ensinou a como tirara as melhores fotos da minha vida... valeuuu

    ResponderExcluir
  6. fico muito feliz em saber que minhas dicas foram úteis pra algumas pessoas. *-*

    obrigada gente.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Puxa, pq eu não li suas dicas há mais tempo..haha... muito boaas.
    Obs: com vc não tem essa de melhor ângulo, ne? Linda de qualquer jeito
    beijooo
    Naike

    ResponderExcluir